Modelagem? Molde? Modelista?

Molde é o que dá a forma e na confecção, fazemos um desenho planificado (2D) das partes de uma roupa. Só depois de riscado e recortado o molde em todas as partes é que cortamos o tecido

Molde: pedaços de papel com as partes da roupa

Modelagem: a prática de desenhar bases e moldes

Modelista: profissional que faz os moldes

Tipos de modelagem

Modelagem plana: manual – bidimensional (2D). A pessoa desenha em uma mesa, no papel pardo, as formas do molde. Para isso, usa réguas especiais, o desenho do diagrama e um passo a passo.

 

Moulage: manual – tridimensional (3D). A pessoa posiciona pedaços de tecido de algodão sobre um manequim e vai prendendo com alfinetes, modelando com as mãos em torno das formas e recortando os excessos. Marca pontos específicos com lápis 6B ou giz e depois retira do manequim. Coloca os pedaços de tecido sobre o papel e faz os moldes, com o uso das réguas. 


CAD – Modelagem computadorizada – plana (2D). Feita no computador desktop, de preferência com uma tela bem grande. A pessoa usa um programa de desenho computadorizado da área da confecção (não existe versão para celular). Usa o teclado para digitar as medidas que o desenho deve ter e o mouse para dar cliques que já geram as linhas retas e curvas nas medidas escolhidas. Também desenha guiando o mouse como em outros programas de desenho. Também precisa de um diagrama e de um passo a passo, mas não de réguas. Imprime o desenho em plotter em papel de grande formato.

Como se usa na prática

Você coloca as partes do molde de papel sobre o tecido, prende e corta o tecido em volta dos moldes. Depois pega cada parte de tecido e junta elas costurando na máquina.

 Utilidade do molde

Nele você risca a lápis e pode apagar, até que fique nas medidas e formas ideais. Depois disso, você pode testar o molde cortando um tecido de teste. Pode provar essa “roupa teste” (não confunda com piloto) feita em TNT ou morim em uma pessoa ou manequim. Pode rever o molde, apagar linha e retraçar depois da prova do teste. Aí você tem um molde testado e aprovado. Quando cortar no tecido a roupa vai ficar boa, embora o tecido também tenha influência nisso.

Principal característica do molde

Ele não serve pra nada se não gerar uma roupa. Não se faz modelagem por fazer, se faz para garantir a qualidade da roupa e facilitar o seu processo de fabricação – caseira, profissional de atelier sob medida ou industrial.


 

Como eu faço e ensino modelagem no Atelier di Longhi

1 Você tira as medidas


 2 Desenha a base a lápis no papel pardo, com as réguas e usando como modelo um diagrama do desenho a ser feito e um passo a passo (de acordo com a apostila do curso). Para iniciantes já é interessante fazer um teste no TNT, porque se tiver medido errado, já aparece aí.


 3 Aí você copia a base em outro papel, para poder usar ela de novo muitas outras vezes e não precisar fazer de novo.

 4 Interpreta o modelo da roupa que for possível fazer com aquela base. Como? Fazendo novos riscos de lápis sobre o traçado original da base.

5 Com os riscos do modelo feito na base você desenha facilmente cada parte do molde. Já coloca margem de costura no molde e o nome de cada parte para não confundir e recorta com a tesoura para papel. Pode-se fazer uma prova da roupa na pessoa, antes de começar os acabamentos para ver se está servindo bem no corpo.

Modelagem pronta! Com os moldes você faz o corte e depois a confecção da peça.


Comentários