Tecido plano é o melho amigo de quem está começando na costura. Conheça mais sobre essa categoria dos materiais têxteis

 


Se você é iniciante na costura, o principal material que está utilizando é tecido, mais especificamente “tecido plano”. Mas o que significa esse termo.

Tecidos existem muitos, mas tecnicamente, existem 2 classificações básicas mais comuns de tecidos: tecido plano e malhas. Cada um deles é formado por fios têxteis que se entrelaçam de maneira específica de acordo com cada artigo. É do entrelaçamento dos fios que vem a definição de tecido e malha. De maneira muito simplificada, o que chamamos de tecido plano é o material resultante do entrelaçamento de dois conjuntos de fios, um na vertical e outro na horizontal – o urdume e a trama.

Tecido plano é o produto feito por uma máquina específica – o tear. Os mais comuns tipos de tear são: o tear de haste ou pinça; de jato de ar; de jato de água. Existem diversos tipos de teares domésticos, nos quais se faz tecelagem manual, que inclusive originou os primeiros tecidos.

Tecido plano: bouclê


 Os fios de urdume, que são os fios verticais, ficam esticados no tear (na largura de 1,40m) enquanto os fios de trama, que são os fios horizontais, passam por entre os espaços do urdume. A cada linha de trama formada na horizontal, o tecido vai se formando, por metros e metros.

Quem está iniciando na costura utiliza tecidos planos, especialmente as telas feitas de algodão (fibra natural vegetal), como o Tricoline por exemplo. 

Essa categoria de tecidos é utilizada porque é a mais fácil de manejar para quem está conhecendo os tecidos, materiais e máquinas de costura. Esse tecido em especial tem belas estampas, não estica ao ser costurado e vinca (dobra, marca) bem no ferro. De modo que permite a pessoa que está aprendendo a obter resultados animadores mesmo nas suas primeiras peças. E isso é excelente como motivação para continuar evoluindo na costura.

A máquina de costura utilizada para a costura do tecido plano é a “reta” e tem esse nome porque realiza a costura de união das partes de uma peça, o que a torna a mais básica de todas as máquinas de costura. 

 Já no caso das malhas, as máquinas utilizadas, a overlock e a galoneira, são máquinas mais caras e um pouco mais complexas de manusear. 

Devido ao fato de que peças de malha são mais baratas em alguns casos (blusinhas) ou mais complexas (meias) em outros, a maioria opta por comprar as roupas de malha ao invés de fazer em casa. Em outros casos, as peças de malha possuem um design especial aliado a processos de costura industriais e tecidos tecnológicos (roupas esportivas, biquínis), impossíveis de reproduzir em um atelier doméstico.

Assista o vídeo e conheça algumas das características dos tecidos planos, que os tornam tão úteis no nosso dia a dia: VÍDEO DO CANAL YOUTUBE: Fio do Tecido

Tem muuuuuuuuuuuuuito mais para falar sobre tecidos, deixa pra próxima!

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.





 

Comentários